Aplicação e mapeamento de texturas

Depois de criar um recurso de textura, ele pode ser aplicado a um objeto selecionado, a objetos atribuídos a uma classe ou a um material (e, portanto, a objetos que usam o material). O mapeamento especifica como uma textura é aplicada a um objeto; diferentes tipos de objetos requerem diferentes tipos de mapeamento.

Objetos 2D não podem ter uma textura aplicada; neste caso, a guia Render da paleta Informações do objeto exibe a mensagem “Não é possível aplicar textura ao objeto”.

Quando você seleciona um objeto texturável, a guia Renderização da paleta Informações do objeto exibe controles para atribuir uma textura e ajustar o mapeamento de textura para obter vários efeitos visuais. O resultado dessas mudanças de parâmetro é visível imediatamente no desenho, conforme o objeto selecionado é renderizado novamente. Alguns objetos possuem partes específicas, que podem ter diferentes texturas e tipos de mapeamento; por exemplo, a textura e o tipo de mapeamento aplicados à parte superior podem ser diferentes daqueles aplicados às laterais. Para alguns tipos de mapeamento, você pode usar a ferramenta  Mapeamento de atributo para ajustar o mapeamento de textura diretamente.

Decalques são texturas especiais que são aplicadas sobre outras texturas. Eles são criados a partir de imagens importadas ou recursos de textura existentes.

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Projeção e orientação da Textura

Aplicar uma textura a um objeto

Mapeamento de textura  direto

Criando texturas de decalque

Conceito: Aplicando texturas por Classe

Usando materiais

 

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