Mapeamento de textura direto

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Conjunto de Ferramentas

Atalho

Mapeamento de Atributos

AttributeMap_tool.png 

       Básicas

       Visualização

Shift + A

A ferramenta  Mapeamento de Atributo  edita parâmetros de mapeamento de textura diretamente na janela de desenho. Esta ferramenta se aplica a texturas criadas com sombreadores de cores agrupadas ou sombreadores de transparência de máscara. O tipo de mapeamento de textura deve ser esfera, cilindro ou plano para esta ferramenta (edite texturas com outros tipos de mapeamento por meio da paleta Informações do objeto). A ferramenta não pode ser usada em um objeto com uma substituição de atributo de uma visualização de dados.

Essa ferramenta também modifica as texturas do decalque; veja Editando texturas de decalque.

Att_Map_Bar.png 

Modo

Descrição

Não Repetitivo

Para repetir texturas, exibe uma única repetição da textura para facilitar a edição da textura

Repetição Original

Para repetir texturas, restaura o padrão de repetição da textura

Escala/Rotacionar pelo Canto

Para redimensionar ou girar texturas com as alças no quadro de textura; a moldura da textura é dimensionada ou gira em torno da alça oposta à alça que foi clicada

Escala/Rotacionar pelo Centro

Para redimensionar ou girar texturas com as alças no quadro de textura; a moldura da textura é dimensionada ou gira em torno de seu centro

Parte

Para objetos texturizados com mais de uma parte texturizável, como paredes e telhados, permite que uma parte diferente do objeto seja selecionada para edição de textura; permite que decalques sejam selecionados para ajustes de mapeamento

A ferramenta  Mapeamento de Atributo  também edita hachura, bloco, gradiente e preenchimentos de imagem. Veja Mapeando Preenchimentos com a Ferramenta Mapeamento de Atributos.

Para editar o mapeamento de textura diretamente na janela de desenho:

1.      Selecione um objeto 3D texturizado.

2.Clique na ferramenta. Como alternativa, clique na ferramenta primeiro e, em seguida, clique no objeto.

Se o objeto selecionado tiver uma textura sem suporte (com um plano de alinhamento automático, perímetro ou tipo de mapeamento de telhado), um alerta é exibido. Selecione outro tipo de mapa e clique em  Sim para continuar.

3.Para objetos com partes, que podem ter diferentes texturas e tipos de mapeamento aplicados a diferentes partes do objeto, selecione a parte para editar na lista  Parte  na barra de ferramentas. Para editar decalques, consulte Editando texturas de decalque.

Se a parte selecionada tiver uma textura sem suporte (com um plano de alinhamento automático, perímetro ou tipo de mapeamento de telhado), um alerta é exibido. Selecione outro tipo de mapa e clique em  Sim para continuar.

4.Para um mapeamento direto mais fácil de uma textura repetida, clique no modo  Não repetitivo  para ver uma única repetição da textura. (Depois de editar o mapeamento de textura, clique no modo  Repetição original para retornar ao padrão original e ver o efeito.)

5.Se aplicável, selecione como dimensionar ou girar a textura. Para ajustar a textura sobre um canto da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto; Para ajustar a textura sobre o centro da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto;

6.Um plano de textura colorido com uma grade de edição é colocado sobre a primeira repetição da textura no modo de mapeamento 2D. A origem da textura é posicionada na origem dos eixos. A paleta Info de Objeto exibe apenas os parâmetros que podem ser editados enquanto a ferramenta Mapeamento de Atributos está ativa.

       Para mudar para o modo de mapeamento 3D, clique em um dos três eixos de espaço de textura (as linhas vermelha, azul e verde).

       Para voltar ao modo de mapeamento 2D, clique dentro do quadro de textura ou em qualquer lugar fora do objeto texturizado.

O quadro de edição fornece snaps ao objeto para posicionamento preciso da textura. Use as alças do quadro de edição para ajustar o mapeamento ou use a barra de dados para inserir valores precisos (consulte Usando a Barra de Dados).

Ação

Descrição

Para mover a textura

       Modo de mapeamento 2D: Clique dentro do quadro de edição e arraste a textura para o local desejado na superfície do objeto

       Modo de mapeamento 3D: Clique na alça central em forma de diamante na origem e arraste a textura para o local desejado na superfície do objeto. O plano de textura se move com a imagem, permitindo que você encaixe a imagem em um ponto de encaixe no objeto.

Para redimensionar a textura

(Apenas mapeamento 2D)

Clique em uma alça de canto do quadro de edição (o cursor de redimensionamento é exibido) e arraste para definir o objeto de edição em uma nova escala. Clique para confirmar o ajuste.

Para girar a textura

       Modo de mapeamento 2D: Clique em uma alça lateral da grade de edição (o cursor de rotação é exibido) e arraste a alça para o novo ângulo de rotação. Clique para confirmar o ajuste.

       Modo de mapeamento 3D: Clique em uma das alças ao longo do eixo para girar. O cursor de rotação é exibido e uma visualização tracejada indica o espaço de rotação. Mova o cursor para mover o plano e clique para definir.

Para definir a textura para um rosto

(tipo de mapa plano apenas)

Clique com o cursor de mão para definir o mapeamento de textura para a superfície da face indicada. O plano de textura é posicionado tangente à superfície no ponto de clique, com a origem do plano de textura no ponto de clique.

Para mudar o raio da projeção da textura

(tipos de mapa de esfera e cilindro, apenas mapeamento 2D)

Clique em uma das quatro alças de controle de raio ao redor da borda do círculo que representa a superfície de mapeamento e arraste a alça para o novo comprimento de raio. Clique para confirmar o ajuste.

7.Para editar o mapeamento de outra parte de um objeto texturizado, selecione a próxima parte a ser editada na lista  Parte e repita o processo.

Textures00047.png 

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Aplicar uma textura a um objeto

 

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