Semelhante a outras texturas, as texturas de decalque podem ser editadas na paleta Informações do objeto. Dependendo do tipo de mapa, as texturas de decalque também podem ser posicionadas e ajustadas com a ferramenta Mapeamento de Atributo . Como os decalques são recursos de textura, a definição da textura pode ser editada no Gerenciador de recursos.
Várias restrições podem ser aplicadas a um objeto; os decalques são aplicados em uma ordem de empilhamento, que pode ser alterada para ajustar o efeito geral das texturas.
Texturas multicamadas e parâmetros de mapeamento podem ser transferidos entre objetos com os atributos de preenchimento da ferramenta Conta-gotas (Textura). Veja Transferindo Atributos.
Os decalques devem ser renderizados em um modo Renderworks.
Ferramentas |
Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Mapeamento de Atributos
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● Básicas ● Visualização |
Shift + A |
Os decalques podem ser movidos, dimensionados e girados com a ferramenta Mapeamento de atributos . O mapeamento de decalque é executado em um decalque por vez, separadamente do mapeamento de textura de base descrito em Mapeamento de textura direto.
O tipo de mapa da textura subjacente determina o tipo de mapa do decalque. A textura subjacente deve ter mapeamento planar, esférico ou cilíndrico para que o decalque seja editado com a ferramenta Mapeamento de atributo .
Para ajustar o mapeamento da textura do decalque com a ferramenta Mapeamento de Atributo :
1. Selecione um objeto 3D texturizado com um ou mais decalques.
2.Clique na ferramenta. Como alternativa, clique na ferramenta primeiro e, em seguida, clique no objeto.
3.Selecione o decalque para ajustar na lista Peça na barra de ferramentas. A lista de peças mostra as texturas mapeadas para o objeto, incluindo a textura base.
Se a parte selecionada tiver uma textura sem suporte subjacente ao decalque (com um plano de alinhamento automático, perímetro ou tipo de mapeamento de telhado), um alerta é exibido. Selecione outro tipo de mapa e clique em Sim para continuar.
4.Se aplicável, selecione como dimensionar ou girar a textura na barra de ferramentas. Para ajustar a textura sobre um canto da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto; Para ajustar a textura sobre o centro da grade de edição, clique no modo Escala/Rotacionar pelo Canto;
5.Um quadro de edição no modo de mapeamento 2D é colocado sobre a textura do decalque. Defina a posição do decalque e gire ou redimensione o decalque conforme necessário.
Ação |
Descrição |
Para mover o decalque |
Clique dentro do quadro de edição e arraste a textura para o local desejado na textura base |
Para redimensionar o decalque |
Clique em uma alça de canto do quadro de edição; o cursor de redimensionamento é exibido. Arraste para definir o objeto de edição em uma nova escala. Clique para confirmar o ajuste. |
Para girar o decalque |
Clique em uma alça lateral da grade de edição (o cursor de rotação é exibido) e arraste a alça para o novo ângulo de rotação. Clique para confirmar o ajuste. |
Quando um decalque é aplicado à parte geral de um objeto ou às suas partes, seus parâmetros podem ser ajustados uma vez que a parte do decalque tenha sido selecionada na lista Parte na guia Renderizar da paleta Informações do objeto. Menos parâmetros estão disponíveis para texturas de decalque do que para a textura de base, porque a textura de base determina o tipo de mapeamento para o objeto.
Vários decalques aplicados a um objeto são adicionados à lista de Peças e também adicionam botões que permitem que a ordem de empilhamento do decalque seja alterada.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Os decalques, como outras texturas, são salvos como recursos e podem ser editados na paleta Informações do objeto ou no Gerenciador de recursos. Os decalques são texturas baseadas em imagens mascaradas com transparência, mas os sombreadores podem ser adicionados e os parâmetros do sombreador podem ser alterados. Por exemplo, você pode desejar aplicar um sombreador de relevo (com base no sombreador de imagem colorida) a letras em um sinal para dar a elas uma aparência 3D. Por padrão, a refletividade de um decalque é fosca, mas isso também pode ser alterado. Ajuste os parmetros de mascaramento e adicione repetições verticais e / ou horizontais da textura se a única repetição padrão precisar ser alterada.
Consulte Editando texturas e shaders de objetos selecionados e Editando texturas e shaders no Administrador de Recursos para obter informações sobre como editar a textura do decalque e seus shaders.
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