Importe imagens para o Vectorworks para criar qualquer tipo de shader de textura. Múltiplos shaders de imagem podem ser combinados para criar uma textura mais real. Por exemplo, importe uma imagem de tijolos com rejuntes em cimento e então aplique uma imagem de relevo ao tijolo. Adicionalmente, shaders baseados em imagem podem ser combinados com shaders do tipo não baseados em imagens para uma variedade maior de efeitos.
Vectorworks suporta os seguintes formatos de imagem: BMP, JPG, PCT, PNG, PNT, PSD, QTI, SGI, TIF, TGA. A maioria das texturas baseadas em imagens são automaticamente comprimidas quando importadas. Arquivos JPEG retém os dados em JPEG originais; todos os outros formatos de arquivos de imagens são comprimidos no formato PNG sem perda. Um sombreador baseado em imagem é aplicado à superfcie de um objeto, semelhante a um sombreador empacotado.
Para importar uma imagem para uso como em shader baseado em imagem:
1. Crie uma nova textura usando o procedimento descrito emCriando uma nova textura . Em uma das quatro listas de componentes de shaders, selecione um dos tipos de shaders de imagem.
O shader Tijolos inclui a sua própria funcionalidade de seleção de imagem; veja Parâmetros de shader de cor.
2.A janela de diálogo Selecionar Imagem é aberta; selecione uma imagem para usar. Você pode importar uma nova imagem ou reutilizar uma imagem de um recurso existente.
3.A próxima janela de diálogo que se abre depende do tipo de shader, conforme descrito nas seções a seguir.
Shaders de cor podem usar imagens para imagens de cor e como uma imagem filtrada. O shader de imagem de cor pode exibir a imagem como ela é ou pode tingir a imagem com uma cor especificada.
Na janela de diálogo Editar Cor de Imagem, especifique as propriedades do shader.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Na janela de diálogo Reflexividade por Imagem, especifique as propriedades do shader.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Especifique as propriedades do shader baseado em imagem e clique OK para importar a imagem e obter um preview da textura.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Veja Parâmetros de shader de transparência para mais detalhes.
1. Na janela de diálogo Criar Máscara, selecione a origem da máscara.
● Pixels Tons de Cinza: pixels mais escuros serão mais transparentes
● Cor Transparente: a cor que você selecionar será transparente
● Canal Alfa: se disponível, a transparência do canal alfa será usada
2.Se Cor Transparente for selecionado, a janela de diálogo Criar Máscara de Transparência é aberta.
A imagem de origem deve ter mais de oito bits de cor para criar uma máscara de cor transparente. Imagens com fundo monocromático são mais fáceis de usar criando uma transparência de máscara.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
3.Na janela de diálogo Editar Máscara de Imagem, especifique as propriedades do shader.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Na janela de diálogo Relevo de Imagem, especifique as propriedades do shader.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Quando você usa as texturas monocromáticas fornecidas com Vectorworks, o parâmetro Impacto do Relevo pode requerer um ajuste cuidadoso dependendo da distância de visualização do modelo.
Devido aos artefatos de compressão, as imagens JPG geralmente não funcionam bem como imagens de relevo. A compressão PNG e TIFF funciona bem para imagens de relevo; ao importar imagens, selecione PNG em vez de JPG como método de compressão.
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