Crie texturas personalizadas através do Administrador de Recursos, e depois aplique-as aos objetos 3D para dar uma aparência mais realística à um modelo.
Para criar um recurso de textura:
1.No Gerenciador de recursos, clique em Novo Recurso, selecione Tipo de Linha e clique em Criar. Como alternativa, no Administrador de Recursos, selecione Mosaicos na lista de tipos de recursos na barra de ferramentas e clique em Novo Mosaico.
2.A janela de diálogo Editar Textura abrirá. Especifique os parâmetros de sombreamento.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
Parâmetro |
Descrição |
Nome |
Define o nome do recurso de textura. |
Shaders |
Permite escolher o tipo de shader ou combinação de shaders a ser usado, e definir os parâmetros do shader. |
Cor |
Os shaders de cores aplicam uma cor ou padrão à superfície de um objeto. Selecione um shader de cor a partir da lista de shaders disponíveis, ou selecione Atributo para usar a cor de preenchimento do objeto como cor para a textura. Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Após a seleção do shader, clique em Editar para editar as propriedades do shaderParâmetros de shader de cor. |
Reflexividade |
Os shaders de reflexividade controlam a quantidade de luz refletida de uma superfície. Selecione um shader de reflexividade a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Após a seleção do shader, clique em Editar Parâmetros de shader de reflexividade para editar as propriedades do shader. |
Transparência |
Os shaders de transparência controlam a transparência ou opacidade da superfície. Selecione um shader de transparência a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Os shaders de transparência por máscara criam uma máscara transparente a partir de uma imagem com base nas configurações especificadas. Após a seleção do shader, clique em Editar Parâmetros de shader de transparência para editar as propriedades do shader. |
Relevo |
Shaders de relevo aplicam uma textura com relevos ou dimples na superfície de um objeto. Selecione um shader de relevo a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Após a seleção do shader, clique em Editar para editar as propriedades do shader Parâmetros do Shader do Relevo. |
Tamanho |
Define o tamanho (em medidas reais) de cada repetição da textura. Def. pela Imagem Se estiver aplicando um shader de tijolo, especifique se deseja ajustar as dimensões do tijolo proporcionalmente para corresponder à alteração do tamanho da textura. |
Para texturas baseadas em imagem, abre a janela de diálogo Definir Tamanho da Imagem para definir o tamanho da textura por um segmento de linha medida na imagem. Se vários shaders baseados em imagem forem usados, você será solicitado a selecionar primeiro a imagem do shader. Na janela de diálogo Definir Tamanho da Imagem, arraste para posicionar as extremidades do segmento de linha conforme desejado e, a seguir, insira o tamanho real do segmento. Se necessário, use a roda do mouse para dar um zoom ou clique e segure o botão da roda do mouse para girar. |
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Sombras |
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Gerar sombras |
Permite que objetos com essa textura possam projetar sombras (para modos de renderização que mostram sombras) |
Receber sombras |
Permite que objetos com essa textura possam receber sombras (para modos de renderização que mostram sombras) |
Hachura de Superfície |
Exibe o nome do recurso da hachura de superfície atual, para uso em render e linha escondida com hachuras de superfície. Hachuras de superfície são um dos aspectos de texturas. |
Editar Hachura de Superfície |
Abre a caixa de dialogo de edição Editar Hachura de Superfície, para selecionar uma hachura de superfície para associar com a textura, e para alinhar e registrar a hachura de superfície e textura ( veja Edição de hachuras de superfície) |
Opções de Preview |
A janela de Preview mostra em tempo real, em um objeto modelo, o resultado da textura respeitando as propriedades e as dimensões selecionadas nestes campos de opções |
Controles de Preview |
Ajustam a posição e tamanho do preview. Clique no ícone da mão e arraste o preview para a localização desejada. Clique nas ferramentas de Zoom (lupas) Zoom In ou Zoom Out e então clique a uma cerca em torno da região a ampliar ou afastar a imagem do preview no ponto clicado; estas ferramentas irão aproximar ou afastar em uma seção específica do preview. Clique no último botão (parte inferior da paleta) para enquadrar a imagem do objeto modelo inteiro dentro da janela de preview. (De acordo com o Tamanho do Objeto). |
Forma do Modelo |
Selecione a partir da lista a forma desejada para o modelo de preview da textura; para shaders procedurais (ou seja, não baseados em imagens), o modelo Plano é automaticamente assumido para gerar um preview para render OpenGL que se aproxime ao visual do shader sólido |
Tamanho do Modelo |
Define qual o tamanho do modelo usado como preview do shader |
Caixas de Seleção do Shader |
Selecione para ter um preview do shader associado; deselecione para excluir a propriedade respectiva do preview da textura |
Definindo Opções de IluminaçãoExibe a janela de diálogo Opções de Iluminação Indireta de Textura, onde você pode definir as sobreposições para a textura quando apresentada com iluminação indireta (veja ) Especificar como a textura irá receber e emitir luz, e se a textura será usada como um portal para a transferência de luz, como janelas externas. A configuração do Portal afeta apenas apresentações que usam iluminação indireta e céu físico ou fundos de imagens panorâmicas para iluminação. |
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Reverter |
Retorna os parâmetros da textura para os ajustes originais, desfazendo quaisquer alterações. |
A textura passará a ser mostrada no Administrador de Recursos e será salva junto com o arquivo (o preview da textura no Admin. de Recursos utiliza o modelo Plano de preview com o dobro do tamanho real da textura para facilitar a identificação).
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Clique aqui para uma dica de vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet). |
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Usando uma imagem em um shader de textura
Parâmetros de shader Renderworks