Texturas e Fundos

Criando texturas

Para fazer os objetos 3D em um modelo parecerem mais realistas, aplique texturas a eles. Várias texturas estão disponíveis nas Bibliotecas Vectorworks (consulte Conceito: Administrador de Recursos). Você também pode importar texturas de outras fontes e criar suas próprias texturas personalizadas. Os recursos de textura são salvos com o arquivo e exibidos no Administrador de Recursos e no Seletor de Recursos.

Combine um ou mais dos seguintes tipos de shader para criar uma definição de textura.

Shader

Função

Cor

Define a cor da superfície; pode ser plena, cor uniforme, ou um padrão mais complexo tais como uma madeira ou um mármore.

Reflexividade

Define a quantidade de luz que será refletida pela superfície; o resultado dependerá das propriedades da textura e das fontes de luz existente.

Transparência

Define a transparência da superfície ou opacidade.

Relevo

Define irregularidades da superfície que conferem à textura uma aparência rugosa.

As texturas podem ser associadas a hachuras de superfície para dar a aparência de uma textura em uma apresentação monocromática de linha escondida. Veja Apresentação em Linhas Escondidas, com hachuras de superfície.

As texturas devem ser apresentadas em OpenGL ou no modo Renderworks.

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Criando uma nova textura

Editando texturas e shaders

Usando uma imagem em um shader de textura

Criando uma textura a partir de uma hachura

 

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