Para fazer os objetos 3D em um modelo parecerem mais realistas, aplique texturas a eles. Várias texturas estão disponíveis nas Bibliotecas Vectorworks (consulte Conceito: Administrador de Recursos). Você também pode importar texturas de outras fontes e criar suas próprias texturas personalizadas. Os recursos de textura são salvos com o arquivo e exibidos no Administrador de Recursos e no Seletor de Recursos.
Combine um ou mais dos seguintes tipos de shader para criar uma definição de textura.
Shader |
Função |
Cor |
Define a cor da superfície; pode ser plena, cor uniforme, ou um padrão mais complexo tais como uma madeira ou um mármore. |
Reflexividade |
Define a quantidade de luz que será refletida pela superfície; o resultado dependerá das propriedades da textura e das fontes de luz existente. |
Transparência |
Define a transparência da superfície ou opacidade. |
Relevo |
Define irregularidades da superfície que conferem à textura uma aparência rugosa. |
As texturas podem ser associadas a hachuras de superfície para dar a aparência de uma textura em uma apresentação monocromática de linha escondida. Veja Apresentação em Linhas Escondidas, com hachuras de superfície.
As texturas devem ser apresentadas em OpenGL ou no modo Renderworks.
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Clique aqui para uma dica de vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet). |
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