O software Vectorworks fornece uma variedade de estratégias para organizar seu desenho. Quando usados em combinação, esses elementos organizacionais, que podem ser criados e gerenciados na A Janela de Diálogo Organização, facilite o foco nas partes do desenho que você precisa para desenhar, visualizar, compartilhar e apresentar.
● Camadas de Projeto são comparáveis às folhas que são usadas para elaboração à mão; Cada item pertence a uma camada da mesma maneira que um item elaborado à mão pertence à sua folha.
● Classes abrangem as camadas de design e permitem controlar os atributos e a visibilidade de objetos em várias camadas.
● Camadas de Folha são criadas para a apresentação de um projeto finalizado e podem conter viewports, bordas de blocos de títulos, notas e outras anotações.
● Viewports usam uma combinação de camadas e classes de projeto visíveis, acinzentadas e/ou ocultas para exibir detalhes, seções ou exibições finais renderizadas de um desenho para apresentação.
● Vistas Salvas armazenam um ou mais aspectos da exibição atual, como as configurações de visibilidade, zoom e camada e visibilidade da classe, para que você possa retornar instantaneamente a uma exibição.
● Referências permitem que você use elementos de desenho de outro arquivo no arquivo atual; Quando um item referenciado no arquivo gabarito é alterado, as alterações são refletidas no arquivo de destino.
● Andares, disponíveis no produto Vectorworks Architect, associam andares de construção a camadas de projeto para organizar e controlar elementos de desenho arquitetônico.
Os blocos de construção básicos de qualquer desenho são uma camada de projeto e uma estrutura de classes eficientes e um sistema para atribuir objetos às camadas e classes apropriadas. A camada de projeto contém o objeto, enquanto a classe determina a aparência do objeto. Cada objeto de desenho é atribuído a uma camada e uma classe.
Recomenda-se configurar as camadas e classes de projeto no início de um projeto, para que os objetos possam ser atribuídos a camadas e classes apropriadas à medida que são criados. Estruturas de camada e classe podem ser salvas em um modelo para uso em arquivos futuros (veja Conceito: Gabaritos).
Ambas as camadas e classes de projeto podem ser usadas para controlar a visibilidade dos objetos. A camada de projeto atualmente ativa e a classe ativa são visíveis; outras camadas e classes de design podem ser definidas para serem visíveis, invisíveis ou cinza. Uma vez estabelecida uma camada eficaz e um sistema de classes, você pode selecionar as camadas e classes apropriadas para exibição, seleção, desenho, compartilhamento, impressão e apresentação. Isso permite que um único arquivo seja usado para muitos propósitos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~