O Vectorworks usa camadas e classes como forma de Organizando o Desenho. O Vectorworks Architect inclui um recurso adicional de estruturação de arquivo chamado andares, que define as elevações absolutas para os vários andares de um edifício. Os andares permitem que os arquitetos gerenciem níveis definidos dentro desses andares para controlar elementos de construção, como lajes e paredes, nas camadas de projeto associadas a esses níveis.
Embora as camadas sejam uma ótima ferramenta organizacional para desenhos, os andares permitem um nível mais fino de controle. Um único andar pode controlar automaticamente as alturas de vários níveis com camadas e objetos associados, bem como as alturas relativas de todas os outros andares. Isso torna os andares altamente úteis para modelos complexos de vários andares. Para certos tipos de trocas de formato de arquivo, como o IFC, os andares são o padrão reconhecido.
Vários elementos de desenho interdependentes permitem gerenciar e atualizar automaticamente as elevações das camadas de projeto e os objetos que elas contêm à medida que o design evolui. Esses elementos incluem:
● Andares, que definem as elevações absolutas para os andares de um edifício. Embora ao andares forneçam os meios para gerenciar e ajustar automaticamente as elevações dos níveis, camadas e objetos do andar associados, elas não podem conter objetos de desenho.
● Níveis do andar associados a cada andar, que têm uma elevação em relação ao andar. Normalmente, cada andar tem vários níveis, cada um com um deslocamento (elevação) associado, como por exemplo um nível “Fundo da Laje” com um deslocamento de 0,00 do andar e um nível “Forro” com um deslocamento de 2,6 m do nível zero do andar. O andar controla a elevação absoluta dos níveis dos andares. Se a elevação do andar mudar, os níveis e as camadas de projeto associadas a elas mudarão automaticamente sua elevação ou limites junto com o andar.
● Camadas do andar, que são camadas normais de design que foram associadas a um nível de andar. As camadas do andar podem conter objetos (como paredes, lajes, móveis e outros elementos); para controlar objetos pela elevação do andar, é necessária pelo menos uma camada associada ao nível do andar.
● Elementos de construção, que incluem lajes, paredes, componentes de paredes, paredes cortinas, espaços, escadas, escadas rolantes e colunas. Os níveis do andar podem atuar como uma restrição superior e / ou inferior para esses objetos limitados especiais, para que possam assumir automaticamente a altura correta. As informações dinâmicas de altura podem ser salvas nos estilos parede, laje e espaço. Por exemplo, uma parede externa (ou um de seus componentes) pode se estender da laje em um andar para a laje no andar acima dela. A localização dos limites dos objetos é controlada pela elevação do nível do andar e, finalmente, pela elevação do andar.
Além dos objetos delimitados especiais, os pontos de inserção de símbolos também podem ser reconhecidos pelo andar. Conforme ativado na definição de símbolo, a elevação do símbolo pode ser definida automaticamente no nível do andar. As instâncias de símbolo podem ser definidas para um nível de andar diferente da paleta Info de Objeto.
O uso de andares, níveis de andar, camadas de andar e objetos limitados permite flexibilidade e precisão ao definir um modelo, desde a configuração inicial até os estágios finais do design.
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