Non-Uniform Rational Basis Spline (NURBS) é uma fórmula matemática que permite representar a geometria de curvas, círculos, arcos e superfícies em um espaço 3D. Curvas livres e superfícies podem ser criadas e editadas com alto nível de flexibilidade e precisão.
Uma curva NURBS consiste de um ângulo e pontos de controle ponderados, ou vértices. A curva passa entre os pontos do vértice; o ângulo determina quantos pontos afetarão a curva. A direção indica o ponto de início e de fim da curva como ela foi desenhada, o que pode afetar o resultado de certas operações.
Ao aumentar o peso relativo, cada vértice terá mais ou menos influência na curva e “puxará” a curva em direção ao vértice.
A ferramenta Remodelagem pode ser usada para mover um ou vários vértices, alterando assim a forma da curva (veja Reshaping NURBS curves).
Ao aumentar o grau de uma curva NURBS, a quantidade de vértices é aumentada proporcionalmente, permitindo maior flexibilidade ao desenhar as curvas, mas uma maior complexidade devido aos pesos afetando a curva.
Os mesmos princípios aplicados a uma curva NURBS também se aplicam a uma superfície. Uma superfície NURBS é composta de uma grade, ou malha, e pontos de controle ponderados nas direções u e v.
Ao aumentar o grau de uma superfície NURBS nas direções U e/ou V, a quantidade de vértices aumenta, permitindo maior flexibilidade e aumentando a complexidade.
Uma superfície NURBS também apresenta uma direção, ou normal, que afeta o resultado de certas operações como a criação de superfície de filete. As curvas iso-paramétricas indicam a direção U e V, e as curvas de canto são desenhadas ao longo dos cantos, ajudando a visualizar a superfície NURBS.
Cada vértice na superfície possui um peso, que “puxa” a superfície em direção aos vértices ponderados.
A ferramenta Remodelagem pode ser usada para mover um ou mais vértices, alterando a superfície (veja Reshaping NURBS surfaces).
As curvas e superfícies NURBS podem ser definidas por pontos de controle ou pontos de interpolação. A curva ou superfície passará entre os pontos de controle ou de interpolação.
As curvas e superfícies interpoladas podem ser mais fáceis de serem alteradas. VejaCriando Curvas NURBS Superfícies NURBS Interpoladas.
Você pode criar formas livres e complexas com as curvas e superfícies NURBS. As formas podem ser combinadas, aparadas, adicionadas, estendidas, analisadas e modificadas conforme descrito nestas seções.
Criando uma Superfície Arredondada O vetor normal de uma superfície NURBS pode ser exibido para facilitar a criação de superfícies arredondadas (veja Shell from a NURBS surface Seccionar sólidos), espessura em sólidos, assim como o seccionamento de sólidos. Na paleta Info de Objetos, selecione a opção Mostrar Normal. O vetor Normal de cada superfície será mostrado como uma seta vermelha. Se preferir, clique em Inverter Normal o selecionar uma única superfície NURBS para inverter a direção da superfície normal. A seta muda para indicar a nova direção.
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