Modelagem 3D

A modelagem 3D no Vectorworks fornece técnicas para atender a uma variedade de necessidades de design, incluindo detalhes arquitetônicos, móveis personalizados e objetos esculturais em grande ou pequena escala.

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Tipos de modelagem 3D

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O Vectorworks inclui uma combinação flexível de ferramentas e comandos para criar e manipular modelos 3D. Geralmente, existem várias maneiras de criar qualquer modelo, mas o uso dos objetos, ferramentas e comandos certos na sequência correta pode aumentar a eficiência e melhorar os resultados.

Modelagem de contorno

Objetos como curvas NURBS e polígonos 3D podem criar formas primitivas no espaço 3D, manipulando com precisão os vértices e contornos dos objetos (consulte Criando Curvas NURBS e Criando Polígonos 3D). Estes podem ser convertidos em outros objetos, como superfícies e sólidos, para formar formas mais complexas.

Modelagem sólida

Objetos sólidos, que contêm um volume, incluem extrusões (regulares, convergente, múltiplas e ao longo do caminho), varreduras, sólido com espessuras, arredondados, chanfros, sólidos primitivos (esferas, cones etc.), adições/subtrações de sólidos e outras. Várias ferramentas e comandos, principalmente no conjunto de ferramentas Modelagem 3D e nos menus Modificar e Modelar, podem criar e remodelar sólidos.

Muitos objetos sólidos também têm um histórico editável aninhado (consulte Editando o histórico de objetos sólidos). Por outro lado, sólidos genéricos são eliminados de todo o histórico.

Qualquer objeto sólido pode ser convertido em um objeto sólido genérico e algumas operações sólidas resultam automaticamente na criação de um sólido genérico. Como os sólidos genéricos usam muito menos recursos do computador do que outros objetos sólidos, você pode converter um objeto em um sólido genérico quando a forma final for atingida e estiver confiante de que não serão necessárias mais edições para reduzir o tamanho do arquivo e melhorar o desempenho.

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Modelagem de superfície

Use Superfícies NURBS e ferramentas e comandos associados, como as ferramentas Superfície Loft, Extrair e Projetar e o comando 3D Power Pack para criar formas não racionais e de forma livre, como cortinas e outros objetos fluidos, e depois usar vértices ponderados para “puxar” a superfície para a forma. As superfícies podem ser convertidas em formas sólidas usando recursos como a ferramenta Sólido com Espessura e o comando Criar Volume a Partir de Superfície.

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Modelagem de subdivisão

Subdivision modeling é um método muito poderoso e flexível de criar objetos que têm uma forma orgânica ou de forma livre. Começando com um objeto primitivo de subdivisão geométrica, você manipula uma malha de gaiola poligonal para esculpir a forma desejada. Dependendo da configuração da iteração para o modelo, a malha da gaiola não é necessariamente idêntica à forma do objeto; em vez disso, alterar uma borda, face ou vértice da malha da gaiola pode afetar a forma subjacente indireta e mais sutilmente. Isso permite a criação de formas complexas curvas e outras manipulações mais flexíveis.

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Modelagem de malha

As malhas são úteis no Vectorworks, para importar modelos de outros programas e ajudar a converter objetos de um tipo em outro. No entanto, malhas são muito “caras” em termos de recursos de computação e são difíceis de editar com eficiência. Geralmente, é melhor converter uma malha em um tipo de objeto diferente para editar com mais eficiência ou simplificar uma malha para reduzir o tamanho do arquivo (consulte Simplifying mesh objects).

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Modelagem de marionetes

Visual scripting with Marionette constrói redes de ações executadas sequencialmente, para definir o tamanho, a forma, a textura e muito mais de um objeto. Os scripts Marionette podem ser usados ​​para criar ou modificar muitos tipos de objetos 3D, incluindo objetos sólidos, malhas, objetos de plug-in e modelos de site. Os scripts podem manipular um grande número de objetos com eficiência. A maioria dos comandos de modelagem 3D do Vectorworks pode ser incorporada a um script Marionette. Alterar o script altera rapidamente a saída.

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Abordagens para modificar objetos 3D

As ferramentas e comandos disponíveis para editar objetos 3D têm uma variedade de abordagens diferentes, oferecendo opções flexíveis. Algumas ferramentas e comandos manipulam diferentes tipos de objetos, como sólidos, superfícies NURBS e subdivisões, enquanto outros têm um uso mais limitado e especializado.

       Muitas ferramentas e comandos, como a ferramenta Empurra/Puxa, ferramenta Editar Subdivisão, ferramenta Deformar e os comandos Adicionar Sólidos e Simplificar Malha, manipula diretamente objetos 3D.

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       Outras ferramentas e comandos, incluindo a ferramenta Extrair, Criar Contornos e os comandos Varredura e Criar Superfície Interpolada, usam formas ou partes de uma forma para avançar no processo de design, talvez como ponto de partida para a criação de um objeto inteiramente novo.

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       Vários comandos, principalmente, mas não exclusivamente disponíveis através dos comandos Modificar > Converter, convertem um tipo de objeto em outro, para diferentes tipos de manipulação usando as outras ferramentas e comandos.

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Exemplo de um processo de modelagem 3D

As ferramentas e comandos de modelagem 3D podem ser combinados para criar objetos complexos passo a passo. Existem várias maneiras de criar um modelo, e a combinação mais eficiente e eficaz de tipos de objetos e métodos de edição varia muito, dependendo do objetivo final do processo de design.

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Modelagem 3D

Object editing mode

Editando o histórico de objetos sólidos

 

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