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Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Polilinha
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Básicas |
5º |
A ferramenta Polilinha permite criar polilinhas (que são contornos definidos por uma série de arcos, curvas e linhas conectadas) abertas e fechadas.
Uma polilinha pode possuir diferentes combinações de vértices. Ao desenhar uma polilinha, altere o tipo de vértice selecionando um modo diferente (ou use um atalho - U por padrão) para alternar entre os modos; vejaModificando atalhos especiais ). No modo Vértice de Canto, pressione e segure o mouse para alternar temporariamente para o modo Vértice Bezier. Pressione a tecla Backspace para remover o vértice criado anteriormente.
Os cantos da polilinha podem ser suavizados através do comando Suavizar Polígonos (veja Smoothing objects). Marcadores podem ser adicionados com a Paleta de Atributos (vejaAtributo de Marcadores ). O modo Empurrar/Puxar está disponível imediatamente em vistas 3D para extrudar a polilinha logo após a sua criação.
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Clique aqui para uma vídeo dica sobre este tópico (requer acesso a Internet). |
Modo |
Descrição |
Vértice de Canto |
Cria segmentos de polilinha com linhas retas e vértices angulares nos pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice de canto. |
Vértice Bézier |
Cria segmentos de polilinha com curvas sendo atraídas para, mas não tocando os pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice de bezier. |
Vértice Cúbico |
Cria segmentos de polilinha com curvas que passam através dos pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice cubico. |
Arco Tangente |
Cria segmentos de polilinha em arco que são tangentes ao segmento anterior (use a atração da tangente para auxiliá-lo com o desenho da polilinha tangente; vejaAtração Tangencial (Apenas 2D) ). Ponto de Arco (Filete) Habilite Atrair ao Ângulo na paleta de Atração e use as dicas do SmartCursor Tangente para criar adequadamente uma polilinha de arco tangente. |
Ponto no Arco |
Cria segmentos de polilinha em arco que são desenhados ao clicar em três pontos: o ponto inicial, um ponto em que o arco deve passar e o ponto final; útil para traçar arcos existentes. Ponto de Arco (Filete) |
Ponto de Arco (Filete) |
Ponto de Arco (Filete) cria segmentos de polilinha com curvas que parecem com um filete colocado nos pontos de controle; clique em Preferências da Polilinha para definir o raio do filete. Ponto de Arco (Filete) |
Empurrar/Puxar (Apenas visualizações em 3D) |
Imediatamente faz a extrusão da polilinha após sua criação; veja Modo Empurra/Puxa das ferramentas planas |
Combinar Empurrar/Puxar (disponível com o modo Empurra/Puxa) |
Quando a forma a ser extrudada é desenhada na face de um objeto sólido, os dois objetos são combinados em uma única adição sólida ou subtração sólida; quando este submodo é desativado, a nova extrusão permanece um objeto separado, e o objeto sólido existente permanece inalterado |
Preferências |
Abre a janela de diálogo Raio do Arco, para definir o raio do filete de vértice do arco |
Para criar Polilinhas:
1. Clique na ferramenta e no modo.
2.Clique para definir o ponto inicial da polilinha. No modo Ponto no Arco , clique novamente para definir o ponto pelo qual o arco deverá passar.
3.Clique para definir o fim do segmento e o começo do próximo.
4.Continue desenhando outros segmentos da mesma forma até que a polilinha esteja completa.
5.Clique o mouse no ponto inicial para completar uma polilinha (o ponto final do último segmento está exatamente no ponto inicial do primeiro segmento), ou clique duas vezes com o mouse para completar uma polilinha aberta (o ponto final do último segmento está num local diferente do ponto inicial do primeiro segmento).
Se preferir, depois de dar todos os cliques exceto o último, pressione a tecla de atalho (K, por padrão) para automaticamente fechar a polilinha. O atalho também fecha objetos de caminho, como áreas de piso e espaços, que funcionam de forma similar à ferramenta Polilinha . Veja Modificando atalhos especiais para alterar o atalho.
Quando desenhar um polígono ou objeto com base em caminho, mova o mouse na direção da próxima ao último clique e pressione a tecla de atalho antes de clicar; O aplicativo irá determinar o alinhamento e a posição corretas do penúltimo clique e então colocará os dois últimos cliques para completar o objeto.
O objeto polilinha resultante, seja aberto ou fechado, será um objeto preenchido. Para deixar o objeto sem preenchimento edite-o na Paleta de Atributos do Objeto.
Permite editar polilinhas, alterando seu formato ou os vértices, através da ferramenta Remodelagem ou a paleta Informações de Objeto Editing vertex-based objects). Os cantos da polilinha podem ser suavizados através do comando Suavizar Polígonos (veja Smoothing objects). Marcadores podem ser adicionados através da paleta Atributos (vejaAtributo de Marcadores ).
Uma polilinha fechada, quando extrudada através do comando Modelar > Extrusão, aceita um preenchimento ou textura e é visualizada como um objeto sólido. Uma polilinha aberta, quando extrudada, não é apresentada como um sólido. Para fechar uma polilinha antes de extrudá-la, selecione a polilinha. Na Paleta Info de Objetos, selecione a opção Fechado para fechar a polilinha.
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