Ferramentas |
Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Mão Livre
|
Básicas |
● Alt+5 (Windows) ● Option+5 (Mac) |
Utilize a ferramenta Mão Livre para desenhar uma polilinha à mão livre de maneira similar à forma de desenho com uma caneta. Depois de desenhar o objeto, o objeto pode ser remodelado.
|
Clique aqui para uma vídeo dica sobre este tópico (requer acesso a Internet). |
Modo |
Descrição |
Edição Mão Livre |
Remodela uma única polilinha, polígono, retângulo, círculo ou arco simples selecionados; para mais informações, veja Remodelando Objetos com a Ferramenta Mão Livre |
Preferências |
Define o nível de suavização quando estiver desenhando uma curva. Aumentando o grau de suavização diminui-se a quantidade de vértices, além de tornar mais fácil a edição da curva. Diminuindo o grau de suavização aumenta-se o número de vértices, o qual produz um resultado mais preciso da curva. Selecione Desligado para desenhar a curva sem utilizar o recurso de suavização. |
Para desenhar uma polilinha à mão livre:
1. Clique na ferramenta
2.Clique em Preferências para abrir a janela de diálogo Preferências de Mão Livre e selecione o nível de suavização ao desenhar uma curva.
3.Clique no desenho para definir o ponto inicial da polilinha. Arraste o mouse para criar a forma da polilinha à mão livre que desejar.
4.Clique novamente quando o objeto estiver completo.
O número e posição dos vértices da polilinha é determinado pela forma do objeto e grau de suavização especificados da curva. Por exemplo, um objeto formado por uma série de arcos e curvas criados com um baixo grau de suavização de curva contém mais vértices do que uma série de linhas criadas com um alto grau de suavização de curvas.
Atributo de MarcadoresSetas podem ser adicionadas com a paleta de Atributos (veja ).
Por default, a ferramenta Mão Livre aplica um preenchimento definido como Nenhum. Mude o tipo de preenchimento antes de revolucionar uma polilinha mão livre, se a apresentação da revolução for desejada.