A iluminação padrão é adicionada automaticamente a um desenho para visibilidade básica dos objetos. A iluminação padrão é fixada na “câmera” para que sempre ilumine os objetos de forma adequada. No entanto, processar uma cena complexa geralmente requer a adição de fontes de luz; a adição de uma luz visível desativa automaticamente o esquema de iluminação padrão, para que a cena não fique excessivamente iluminada.
A luz adicionada a um desenho do Vectorworks pode ser ambiente ou difusa. A luz ambiente afeta todas as superfícies igualmente. A iluminação difusa afeta as superfícies de maneira diferente, dependendo do ângulo da fonte de luz e da posição das superfícies. Depois de adicionar uma ou mais fontes de luz ao modelo, ele pode ser processado para imitar o efeito da luz nas superfícies do modelo.
O brilho e a cor dos objetos na sombra são afetados pela configuração de luz ambiente da camada.
Tipo da Luz |
Descrição |
Default |
A iluminação ambiente padrão está presente em todos os desenhos para a visibilidade básica dos objetos apresentados; o comando Definir Iluminação determina o brilho e a cor padrão da iluminação ambiente para a camada atual. Os usuários do Spotlight podem controlar globalmente as configurações padrão da iluminação ambiente com o comando Definir de Apresentação Spotlight. |
Luz do sol |
O comando Definir Posição do Sol, ou nos produtos Vectorworks Design Series, a ferramenta Heliodon, cria uma luz direcional especial para emular a luz do sol |
Ferramenta Luz |
|
Direcional |
Projeta luz com raios paralelos |
Ponto |
Irradia luz em todas as direções |
Ponto |
Projeta luz em uma direção específica |
Personalizado |
Emite luz com base em uma distribuição espacial complexa definida |
Linha |
Emite luz a partir de uma linha |
Área |
Emite luz a partir da superfície de um objeto |
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~