Adicionando fontes de luz

Ferramenta

Conjunto de Ferramentas

Atalho

Luz

Light_tool.png 

Visualização

Shift + Z

A ferramenta  Luz  posiciona fontes de luz no desenho. Selecione o tipo de luz e especifique as preferências de luz.

Light_modes.png 

Modo

Descrição

Luz direcional

 directional.png

Projeta luz com raios paralelos, como o sol

Luz Pontual

point.png 

Irradia luz em todas as direções, como uma lâmpada nua

Luzes Spot

spot.png 

Projeta a luz em uma direção específica, direcionada a um objeto específico, como uma lanterna ou holofote convencional

luz personalizada

Light_cust.png 

Define a distribuição de emissão da fonte por um perfil de distribuição de intensidade padrão para iluminação física precisa

Direção Padrão

Para luzes direcionais, clique para especificar a posição da luz

Definir direção

Para luzes direcionais, clique para definir a direção da luz e, a seguir, clique para especificar a posição da luz

Preferências

Define os parâmetros de luz preferidos

 

Adicionar uma fonte de luz visível a um desenho oculta o esquema de iluminação padrão que está automaticamente presente para fins de uma apresentação básica. A camada de design que contém a fonte de luz deve conter geometria 3D sobre a qual projetar a luz, e os objetos 3D não devem ter um preenchimento perfeitamente preto (que absorve toda a luz).

Outros métodos de adição de luz incluem a luz linear e a luz da área; veja Inserindo uma área ou luz linear   , e na Vectorworks Design Series, a ferramenta  Heliodon  (veja  Estudos Solares ).

Para adicionar uma fonte de luz:

1.      Clique na ferramenta e selecione o tipo de fonte de luz a ser inserida ( Luz direcional ,  Luz pontual ,  Luz focal  ou  Luz personalizada ) . Se estiver inserindo uma luz direcional, clique no modo de colocação de luz ( Direção padrão  ou  Definir direção ).

2.Clique em  Preferências  para especificar as preferências da fonte de luz para esta sessão.

Para luzes personalizadas, a janela de diálogo Dados de luz Personalizada abrirá. Para outros tipos de luz, pule para a etapa 5.

3.Clique em  Carregar Fotometria  e especifique a localização do arquivo de distribuição de luz personalizada e, a seguir, especifique quaisquer parâmetros de luz personalizados adicionais.

4.Clique OK.

A janela de diálogo Configurações da Luz é aberta.

5.Definir os parâmetros.

6.Clique em  Parâm. de Luz Direcional ,  Parâm. de Luz Spot ,  Parâm. de Luz Pontual , ou  Parâm. de Luz Personalizada para o tipo de fonte de luz selecionado, para especificar parâmetros adicionais.

7.Clique OK para retornar para a janela de Preferências de Luz. Clique em OK  para voltar à area de desenho.

8.Clique para colocar um objeto de luz com os parâmetros especificados na janela de diálogo Preferências de luz.

Se estiver colocando uma luz direcional, clique para especificar a posição da luz no modo  Direção padrão . No modo  Definir direção , clique uma vez para especificar o alvo ou direção da luz e, a seguir, clique uma segunda vez para especificar a posição da luz.

Rendering200010.png 

Se estiver posicionando uma luz spot, clique para posicionar a luz e arraste para especificar a direção e o alvo da luz. O holofote pode ser direcionado a qualquer objeto. Clique novamente para definir o foco de luz. Use o parâmetro  Altura Ponto Observado  na paleta Info de Objeto para ajustar a altura Z de destino com precisão.

A alça do alvo da luz spot e a linha de projeção são exibidas apenas quando a luz spot é selecionada. Use a ferramenta  Seleção  para mover a luz. O identificador de destino visa o holofote e pode ser ajustado com a ferramenta  Seleção  uma vez que o holofote foi criado. Use a ferramenta  Remodelar  para mover a alça de destino restrita em torno de um eixo selecionado na barra de ferramentas.

Rendering200013.png 

Light_cust00016.png 

O objeto de luz personalizado é representado por um par de vetores de ponta de seta perpendiculares e dois círculos perpendiculares. O vetor preto aponta para o local de destino; sua linha de eixo (o eixo de luz) conecta o local da fonte de luz ao alvo. O vetor vermelho começa no local da fonte de luz, apontando para um ponto de referência no “equador” da distribuição de intensidade polar. Também conhecida como “linha de ângulo zero”, ela representa a origem para medir a intensidade na curva de luz.

Os dois vetores formam o círculo preto e o círculo vermelho é perpendicular a ele. O círculo preto representa o plano original onde as curvas de luz estão localizadas. O círculo vermelho restringe o movimento da linha do ângulo zero.

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Adicionando fontes de luz

Inserindo uma área ou luz linear   

Propriedades da fonte de luz

Gerenciando luzes  e  câmeras com a paleta  Visualização

 

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