Comando |
Caminho |
● Converter em Luz Área ● Converter em Luz Linear |
Modificar > Converter |
Uma área ou luz linear pode ser criada a partir de um objeto ou linha existente. Ao contrário dos outros tipos de fonte de luz, que são emitidos de uma fonte concentrada específica, as luzes de área e lineares emanam de um objeto convertido. Isso é útil para criar fontes de luz difusa com iluminação mais suave, como luzes fluorescentes, luzes de néon, janelas e claraboias.
Uma luz de área não pode ser texturizada. Use um sombreador de refletividade de brilho para criar objetos texturizados que emitem luz apenas quando a iluminação indireta está ativada na janela de diálogo Opções de Iluminação(Visualização > Definir Iluminação).
A adição de várias fontes de luz difusas pode aumentar significativamente o tempo de processamento. Para eficiência, substitua uma pequena área ou luz de linha por um ponto, spot ou luz direcional. Além disso, como as luzes da área podem demorar para apresentar, pode ser melhor usar uma imagem panorâmica ou um plano de fundo do céu físico para fornecer a iluminação do plano de fundo (céu).
Para criar uma área ou luz linear a partir de um objeto existente:
1. Se estiver criando uma luz de área, selecione o objeto a ser convertido em uma fonte de luz; a geometria da luz de área deve incluir uma superfície (uma linha ou polilinha aberta não pode ser usada, por exemplo). Selecione uma linha 2D, superfície 2D fechada ou curva NURBS se estiver criando uma luz linear.
Selecione mais de um objeto para criar várias luzes de linha ou área ao mesmo tempo.
As superfícies curvas usadas para uma luz de área requerem mais tempo de processamento do que superfícies planas.
2.Selecione o comando apropriado.
A janela de diálogo Configurações da Luz é aberta; indicar os parâmetros de área ou linha de luz. Especifique a intensidade da luz inserindo um valor Obter brilho de .
Clique para exibir/ocultar parâmetros.
3.Clique em Parâm. de Luz Área ou Parâm. de Luz Linear para definir parâmetros adicionais.
A janela de diálogo Luz Área e Luz Linear abrirá .
Clique para exibir/ocultar parâmetros.
4.Clique em OK para retornar à janela de diálogo Preferências da Luz.
5.Clique em OK. O objeto ou linha é convertido em uma luz. Se mais de um objeto for selecionado para conversão, os objetos convertidos serão agrupados. A luz da área emite luz em ambas as direções da superfície.
A luz deve ser processada com um modo de apresentação Renderworks. Quando uma luz de área está ligada e renderizada, ela tem refletividade constante e não recebe sombras; quando está desligado, ele é exibido como um objeto normal.
Se uma linha de luz com Projetar sombras habilitado não está projetando luz como esperado, o centro dos limites da linha de luz pode estar dentro de outro objeto, o que impede cálculos de sombra. Se isso ocorrer, desmarque Projetar sombras , use várias luzes de linha ou divida a geometria da luz de linha em segmentos com seus centros delimitadores localizados fora de outro objeto.
As propriedades podem ser editadas a partir da paleta de Informações do objeto.
A área ou geometria original de luz linear pode ser editada.
Para editar a geometria da luz original:
1. Selecione a área ou luz de linha e selecione Modificar > Editar luz .
A janela Editar luz abrirá e o objeto 3D original ou uma representação NURBS de um objeto 2D é exibida.
2.A altura do objeto extrudado pode ser editada interativamente com a ferramenta Remodelagem.
3.Clique em Sair da luz no canto superior direito da janela de desenho para retornar ao desenho.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~