Os produtos Vectorworks Design Series oferecem o recurso de material que representa materiais de construção específicos, para apoiar um fluxo eficaz de trabalho BIM. Os materiais do Vectorworks servem como um receptáculo para uma ampla variedade de informações, incluindo atributos gráficos como preenchimentos, texturas e hachuras das superfície relacionadas; informações físicas, como gravidade específica, lambda e impedância acústica; e informações de construção, incluindo a classificação do material, fabricante, número do modelo e custo. Você também pode anexar registros com campos personalizados para preencher as informações de um material.
Dentro do fluxo de trabalho do Vectorworks, os materiais são usados para os componentes ou partes de objetos compostos e podem ser aplicados a certos objetos 2D e 3D. Você pode construir um conjunto completo de informações no recurso de material, usá-lo para um componente de objeto e, em seguida, representá-lo corretamente durante o projeto e os documentos de contratação, medi-lo corretamente para pedidos e orçamentos e analisá-lo corretamente, durante a construção e ao longo de sua vida útil . Materiais compostos, como concreto armado ou isolamento estruturado, podem ser criados a partir de vários materiais simples.
Ao aproveitar o encapsulamento no material de atributos gráficos e de informações úteis em um modelo BIM, você ganha capacidades como:
● Catalogação centralizada e instanciada de todas as representações de preenchimento e superfície para o modelo BIM
● Listagens simplificadas e saídas de dados de especificação (padrões de classificação)
● Extrações detalhadas de materiais (por categoria de construção) para elementos compostos da construção, como componentes de paredes, telhados, lajes e assim por diante
● Um lugar centralizado para armazenar características físicas (incluindo propriedades estruturais, térmicas e óticas, como transparência e refração precisa) para fornecer uma única fonte de informações para análise estrutural, energética, de renderização e de luz natural
Os materiais podem ser aplicados aos seguintes tipos de objetos:
● Componentes de elementos compostos da construção, como paredes, lajes, telhados e áreas de plantio
● Partes de objetos plug-in que são compostas por diferentes partes, como paredes cortina, escadas, elementos estruturais, cercas / guarda-corpos, colunas arquitetônicas / estruturais e pilastras
● Objetos plug-in que são inseridos em outros objetos e funcionalmente se tornam parte destes, como fechamentos e relevos de parede
● Geometria 2D e 3D, incluindo objetos planos, extrusões, varreduras, superfícies NURBS, adições sólidas, subdivisões, primitivas 3D como esferas e outros; esses objetos podem manter as atribuições de materiais dentro das definições de símbolos e quando convertidos em auto-híbridos
Para geometria 2D e 3D, os materiais são aplicados de maneiras lógicas. Por exemplo, objetos planos recebem o atributo de preenchimento, geometrias 3D recebem a textura e a hachura da superfície e as extrusões que são texturizadas por partes usam a textura do material como a textura geral padrão.
As bibliotecas padrão do Vectorworks fornecem muitos materiais comumente usados para uma variedade de usos, mas você pode criar seus próprios recursos de materiais personalizados, conforme descrito em Criando materiais. Muitos dos estilos de objetos incluídos no Vectorworks, como estilos de parede, usam materiais para seus componentes.
Os previews de materiais no Administrador de Recursos e no Seletor de Recursos fornecem informações para ajudar na seleção do material apropriado.
Por padrão, um componente/objeto que usa um material adota automaticamente o preenchimento e a textura do material. Quando um material é usado, o parâmetro Preenchimento do componente/objeto é desabilitado e não pode ser alterado. A Textura do componente/objeto usa por padrão a configuração Superfície do material, mas a textura pode ser alterada conforme necessário para alterar a superfície do objeto, como pintar uma parede de tijolos ou uma parede drywall; consulte Controlando a aparência de objetos que usam materiais. ou a página de ajuda para criar o tipo de objeto específico.
A capacidade de definir o preenchimento e a textura de um componente/objeto por material fornece controle consistente sobre a aparência e alivia a pressão sobre as classes, que servem a funções como organizar elementos de desenho e controlar a visibilidade, além da capacidade de controlar a aparência. No entanto, para manter um fluxo de trabalho flexível, o preenchimento e/ou textura de um recurso material pode ser definido por classe; vejaDefinindo um material simples Definindo atributos de classe e .
Como os materiais representam coisas que podem ser fisicamente construídas, eles são usados para especificar o preenchimento e a textura de um objeto, mas não controlam os atributos de traço, texto, opacidade e sombra projetada que têm mais a ver com estilo de apresentação ou rotulagem do que com o material de construção em si.
Os dados incorporados como parte de um recurso material fornecem uma maneira eficiente de gerar relatórios, mapear dados no Gerenciador de Dados, criar visualizações de dados e de exportar para IFC. Os materiais permitem que você relate e exporte informações variadas como a área de superfície que usa um material de acabamento específico, o peso do concreto em uma laje, o valor U dos componentes que usam o material e uma lista completa das classificações MasterFormat no modelo. Consulte Gerenciando e listando dados de materiais.
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