O Vectorworks permite grande flexibilidade na criação de objetos a serem adicionados a um desenho e na edição de objetos que já estão inseridos. Exemplares de objeto individuais podem ser criadas com parâmetros exclusivos e inseridas, ou você pode criar uma definição de símbolo ou um estilo de objeto que permita inserir com eficiência muitos exemplares de objeto idênticas ou semelhantes em todo o desenho.
Um exemplar de símbolo ou um exemplar de objeto é um único item que é colocado em um desenho. Dependendo do tipo de objeto, um exemplar pode ser um objeto exclusivo, com sua própria geometria editável e conjunto de parâmetros, ou pode ser definido no todo ou em parte por uma definição ou estilo. Na terminologia do Vectorworks, se um objeto é chamado simplesmente por seu nome - um símbolo, uma porta ou uma parede - que normalmente se refere a um exemplar.
As definições de símbolo e os estilos de objeto definem todas ou algumas partes de um objeto, portanto, a geometria/parâmetros do objeto são os mesmos para todos os exemplares que usam essa definição/estilo. O Vectorworks inclui milhares de definições de símbolos e estilos de objetos comumente usados, e você também pode criar definições/estilos para atender às suas necessidades específicas. Definições e estilos são recursos que são acessados por meio do Administrador de Recursos para uso ao colocar exemplares de objetos no desenho; eles também podem ser compartilhados com outros usuários e em outros arquivos.
Embora as definições de símbolos e os estilos de objetos sejam semelhantes, existem diferenças importantes:
● As definições de símbolos são geométricas; eles estabelecem a geometria de um objeto e facilitam a inserção de muitos exemplares repetitivas de símbolos no desenho. Muitos símbolos não interagem com outros objetos, além da capacidade de serem inseridos nas paredes.
● Os estilos de objetos são paramétricos; eles estabelecem um conjunto de parâmetros que são usados para inserir exemplares consistentes de objetos no desenho. Para muitos estilos de objetos, alguns dos parâmetros são bloqueados pelo estilo e devem ser os mesmos para todas os exemplares, enquanto outros podem ser configurados individualmente para cada instância e permitir flexibilidade quando necessário. Alguns estilos de objetos, como estilos de parede, determinam quais parâmetros serão bloqueados pelo estilo e quais são editáveis por instância. Os estilos de objeto de plug-in, por outro lado, permitem que o usuário que cria o estilo faça essa determinação (consulte Conceito: Criando Estilos de Objeto Plug-in).
Para alguns objetos de plug-in, o estilo também é definido pelos itens de catálogo do fabricante (consulte Conceito: Estilos de Objetos Plug-in e Itens de Catálogo).
As definições de símbolos e os estilos de objetos interagem de maneira diferente com os exemplares, dependendo do tipo de item e de como a definição/estilo é configurada.
● Todas os exemplares de símbolo são baseadas em uma definição de símbolo. Como o nome sugere, uma definição de símbolo define completamente a geometria dos exemplares que são colocadas e todas os exemplares de símbolo baseadas em uma definição específica têm geometria idêntica. Para a maioria dos símbolos, editar a definição de símbolo edita instantaneamente todas os exemplares com base nessa definição em todo o arquivo. Veja Conceito: Vectorworks Símbolos para mais detalhes sobre os tipos de símbolos e como eles funcionam.
● Ao contrário dos símbolos, os objetos de plug-in e outros tipos de objetos que não são de símbolos não precisam se basear em um estilo. Eles podem ser colocados como um exemplar de objeto exclusiva com configurações personalizadas. Alguns tipos de objetos, mas não todos, permitem a criação e o uso de estilos que definem os parâmetros para exemplares.
A maioria das ferramentas do Vectorworks que inserem objetos, incluindo objetos de plug-in, permitem definir parâmetros padrão usando o botão Preferências na barra de ferramentas, que se aplicam a todas os exemplares de objetos desse tipo posteriormente colocadas até que novos padrões sejam definidos . Isso facilita a inserção de vários exemplares com as mesmas configurações; no entanto, isso não é o mesmo que criar e usar estilos de objetos, que são salvos como recursos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~