IMPORTAÇÂO DE PDF

Discussões gerais sobre as funcionalidades e recursos gerais do Vectorworks para uso em desenho 2D e modelagem 3D geral. Não usar este tópico para dúvidas de uso na área de modelagem de arquitetura, BIM, e outras aplicações verticais específicas. Usar os forums respectivos para isto.
ZClaudio

IMPORTAÇÂO DE PDF

Mensagem por ZClaudio »

Ontem ao importar uma arquivo PDF( diga-se que era uma planta situação bem complexa esc: 1/800) para um projeto que estou desenvolvendo, começei a ter alguns problemas. O processamento ficou muito lento e alguns travamentos. Tentei algumas soluções, mas não deram resultado. Como posso resolver ?

SuporteTecnicoCADTEC

Re: IMPORTAÇÂO DE PDF

Mensagem por SuporteTecnicoCADTEC »

Olá ZClaudio, tudo bem?

Um PDF normalmente não irá pesar se for um conteúdo vetorial (ou na maioria vetorial). Ou seja, uma planta ou elevação 2D exportada em PDF por um software CAD.
Entretanto, PDF também pode incorporar imagens, e isto sim pode pesar e muito.
Como é este PDF que está causando esta lentidão (possui imagens , em qual resolução etc)?
Uma dica é qual o tamanho do arquivo ... Um vetorial normalmente é bem pequeno (raramente ultrapassa alguns MBs …)?

Agora quando possui imagens em alta resolução pode chegar a algumas centenas de MBs.

Também: Apesar da conveniência nos caso de atualização do conteúdo que isto pode causar, tente realizar a importação sem usar o recurso de referência externa.
Uma outra dica: Caso o PDF não seja para uso de referência para desenho, deixe a opção Atrair com a Geometria desligada. Isto poderá pesar, principalmente se for um PDF com muito conteúdo raster (imagens).

Se conseguir nos encaminhar o PDF para o suporte@cadtec.com.br (via WeTransfer ou outro…) podemos realizar alguns testes aqui.
Mas as diretrizes acima são sempre válidas.

ZClaudio

Mensagem por ZClaudio »

Obrigado pelo retorno, refiz a operação seguindo as orientações. Realmente tinham algumas imagens que estavam ocasionando o problema . Nem foi necessário desligar a opção atrair com a geometria. Muito obrigado pela orientação.
Excelente esse canal do fórum para esclarecer dúvidas. Muito obrigado !

JoaoFontes

Mensagem por JoaoFontes »

ZClaudio, você simplesmente notou que o problema eram as imagens ou há também um jeito de importar o pdf sem as imagens?

ZClaudio

Mensagem por ZClaudio »

Oi João, importei de duas maneiras , uma desligando referenciar, colocando paginas de 1 até 1 e desligando configurações do PDF , atrair com geometria e mostrar anotações, desliguei tudo. Ficou bem tranquilo. E a outra maneira só selecionei atrair com geometria, que por ser uma planta de topografia com muitas linhas, não sei se isso interfere, mesmo assim ficou tranquilo rodou liso. Fiquei também achando que não dia anterior possa ter ocorrido alguma atualização em segundo plano no meu PC e ocasionado esses travamentos, não reparei. O Fato é que ficou ok. Espero ter ajudado. abs

Responder