Olá Fabiana
Não que sua sequência esteja errada ... mas (como vc. mesmo disse) acaba ficando bem pesado fazer assim... para ficar mais leve use subtração de sólidos... da seguinte forma:
- Crie o retangulo, extrude ele ...
- Desenhe um círculo de um dos furos. E extrude ele com uma profundidade maior que a da extrusão. Isto irá gerar o cilindro que usaremos para gerar os furos.
- Duplique o cilindro (use Editar > Matriz de Duplicação ou simplesmente Ctrl D pra duplicar cada cilindro na distância desejada).
- Selecione a extrusão e os cilindros de cada furo e selecione o comando Modelar > Subtrair Sólidos
- Deixe ativo o objeto de extrusão (que ficará furado no final...)
Após executado o comando você terá sua placa perfurada. E esta já ficará bem mais leve que a gerada a partir da extrusão do retangulo perfurado
Lá vai mais uma dica: Após gerar o elemento final, selecione o sólido final gerado e converta em um sólido genérico usando Modificar > Converter > Converter em Sólido Genérico.
Isto irá deixa o sólido final do Peboard ainda mais leve.
Uma última dica:
Para deixar o seu elemento ainda mais leve, use uma textura com Mapa de Transparência... isto de longe é a maneira mais leve... e funciona se você não for querer ver seu Pegboard de muito perto ... pois a perfuração com esta técnica de textura é um pouco "fake" mesmo... e dá pra notar no caso de um Zoom sobre o sólido.
Segue link para baixar um vwx com tres Pegboards ...
A esquerda gerado da maneira que vc atualmente faz...
No meio um gerado usando Subtrair Sólidos e
No da direito convertendo o sólido para genérico...
https://www.dropbox.com/s/rvhkeri47jgh2 ... s.vwx?dl=0
Use-os em projetos para perceber a diferença de tempo de resposta