Como criar um pegboard ou objetos parecidos no 3D

Tópico destinado para dúvidas no uso (incluindo modelagem BIM) para projeto de Arquitetura, Design de Interiores e outros relacionados.
FABIANA VALDISSERRA
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 04, 2021 12:38 pm

Como criar um pegboard ou objetos parecidos no 3D

Mensagem por FABIANA VALDISSERRA »

Geralmente para criar esse elemento no 3D, faço um retângulo em 2D desenho as circunferências, em seguida recorto superfícies e então a partir desse desenho faço a extrusão. Percebi que o arquivo ficou muito pesado. Qual seria a melhor forma de fazer esse objeto.

MarcosC
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 04, 2020 11:54 am

Re: Como criar um pegboard ou objetos parecidos no 3D

Mensagem por MarcosC »

Oi Fabiana, boa noite.

Fabiana, eu uso o 3D Warehouse, para baixar alguns objetos específicos que eu não encontro na biblioteca do Vectorworks, esse site fornece os arquivos em Sketchup (skp) e eu importo o mesmo para o Vectorworks.

No seu caso busquei aqui por Pegboard, e podemos achar alguns objetos https://3dwarehouse.sketchup.com/search/?q=pegboard

Lembrando que você tem que baixar a versão SketchUp compatível com o seu Vectorworks.
E no programa Vectorworks basta apenas voce ir em Arquivo > Importar > Importar SketchUP...

Espero ter ajudado.

DOliveira
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 04, 2020 10:33 am

Re: Como criar um pegboard ou objetos parecidos no 3D

Mensagem por DOliveira »

Olá Fabiana

Não que sua sequência esteja errada ... mas (como vc. mesmo disse) acaba ficando bem pesado fazer assim... para ficar mais leve use subtração de sólidos... da seguinte forma:
- Crie o retangulo, extrude ele ...
- Desenhe um círculo de um dos furos. E extrude ele com uma profundidade maior que a da extrusão. Isto irá gerar o cilindro que usaremos para gerar os furos.
- Duplique o cilindro (use Editar > Matriz de Duplicação ou simplesmente Ctrl D pra duplicar cada cilindro na distância desejada).
- Selecione a extrusão e os cilindros de cada furo e selecione o comando Modelar > Subtrair Sólidos
- Deixe ativo o objeto de extrusão (que ficará furado no final...)
Após executado o comando você terá sua placa perfurada. E esta já ficará bem mais leve que a gerada a partir da extrusão do retangulo perfurado

Lá vai mais uma dica: Após gerar o elemento final, selecione o sólido final gerado e converta em um sólido genérico usando Modificar > Converter > Converter em Sólido Genérico.
Isto irá deixa o sólido final do Peboard ainda mais leve.

Uma última dica:
Para deixar o seu elemento ainda mais leve, use uma textura com Mapa de Transparência... isto de longe é a maneira mais leve... e funciona se você não for querer ver seu Pegboard de muito perto ... pois a perfuração com esta técnica de textura é um pouco "fake" mesmo... e dá pra notar no caso de um Zoom sobre o sólido.

Segue link para baixar um vwx com tres Pegboards ...
A esquerda gerado da maneira que vc atualmente faz...
No meio um gerado usando Subtrair Sólidos e
No da direito convertendo o sólido para genérico...

https://www.dropbox.com/s/rvhkeri47jgh2 ... s.vwx?dl=0

Use-os em projetos para perceber a diferença de tempo de resposta

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