Você deve ter ouvido a notícia: Lionel Messi, conhecido por muitos como o maior jogador da história do futebol, está prestes a começar sua primeira temporada completa no Inter Miami CF da Major League Soccer.
A lenda do Barcelona e vencedor da Copa do Mundo ingressou no clube de Miami no final da temporada de 2023 e chegou com tudo: Messi marcou 10 gols em seus primeiros 11 jogos.
Outro número impressionante associado à chegada de Messi são os 3,5 bilhões de pessoas que assistiram à apresentação de Messi aos torcedores do Inter Miami em todo o mundo.
Aqui entra o Vectorworks
O Conceito
O veterano da indústria de entretenimento e especialista em Vectorworks, Andres Albornoz ajudou a organizar o evento assistido por quase um terço da população mundial. Apresentando a próxima fase da carreira de Messi, Albornoz trabalhou na revelação do jogador com a Black Stage Productions e a Grid CAD & Rendering Corp, duas empresas sediadas em Miami. A equipe se concentrou em criar uma produção digna da ocasião, mas também que correspondesse à disposição de Messi. “Ele é um cara muito humilde”, disse Albornoz, “então não queríamos explosões; optamos por manter a simplicidade e criar algo especial para ele.”
Para encontrar o equilíbrio criativo, Albornoz investigou por que Messi escolheu vir para a Major League Soccer. “Era a família em primeiro lugar, o sangue em primeiro lugar. Acabei pensando na flor da vida, nos caminhos geométricos que garantem a posição de alguém na vida”, disse Albornoz.
O motivo floral significa que Messi escolheu Miami pelo motivo mais importante de todos: a família.
Dando vida ao projeto com o Vectorworks
Como tantas produções, o maior desafio para Albornoz foi o pouco tempo que ele teve para dar vida ao projeto, com apenas algumas semanas para planejar a produção, dois dias de execução e apenas um dia para programar.
Ao contrário de um projeto em que Albornoz poderia levar tempo elaborando tudo com muitos detalhes – como a turnê recorde de Karl G nos EUA em 2023, por exemplo – ele precisava contar com os recursos incríveis do Vectorworks Spotlight para lançar e construir rapidamente o projeto. GDTF e MVR, por exemplo, ajudaram Albornoz e a equipe de produção a pré-visualizar o projeto com renderizações rápidas e até pré-programar toda a iluminação em pouco tempo. Além disso, extrusões simples representavam o piso da tela de LED do palco e outros elementos cênicos.
Albornoz também usou valores de área automáticos dentro da ferramenta Retângulo no Vectorworks para calcular quanto da grama precisava ser protegida durante o evento, uma das principais preocupações da produção do Inter Miami. A ferramenta ajudou a comunicar as dimensões do palco, onde os cabos seriam colocados e quais seções do campo seriam necessárias para a inauguração. Com a natureza gráfica avançada do Vectorworks Spotlight, transmitir todas as informações importantes do design não foi problema para Albornoz.
A produção de sucesso teve o Vectorworks no centro, mas como Albornoz reconheceu, não poderia ter acontecido sem uma equipe. Por isso, o designer quis chamar atenção especial para aqueles que ajudaram a dar vida à revelação de Messi: black Stage Productions, Grid CAD & Rendering Corp, LPS Productions, Persival Productions, Production Video Group, CES Power, Live and Loud, Ronny Garcia (gerente de palco) Nesmar Cepeda (programador de iluminação), Jorge Valdex (diretor de iluminação), Rafael Perez (projeto e renderização) Daniel Quinones (chefe de equipe).
A paixão de Albornoz pelo Vectorworks
Albornoz conhece bem as produções de alto nível, tendo uma impressionante trajetória de carreira que começou como segurança em boates colombianas, chegando até agora ser gerente de produção de artistas mundialmente reconhecidos como Marc Anthony e Sebastian Yatra.
Além de gerenciar produções de artistas famosos, Albornoz passa seu tempo sendo uma espécie de evangelista do Vectorworks para designers de produção, gerentes e técnicos em toda a América Latina. “Nos Estados Unidos tudo tem um propósito e é organizado durante o processo de produção”, disse Albornoz. “Na Colômbia, quando entrei no setor, as coisas eram um pouco mais simples: qualquer equipamento era jogado no caminhão, independentemente de seu uso durante um evento.” Albornoz não tinha informações sobre como desenhar produções de sucesso quando começou na Colômbia, há 30 anos, afirmou. Agora, Albornoz quer ser a fonte de informações e conhecimentos sobre design. “Se eu puder divulgar o Vectorworks, meu trabalho com outras pessoas poderá ser mais profissional e a comunicação será mais fácil. . . É por isso que sou tão apaixonado pelo Vectorworks. Hoje tenho muitas informações, e quero passar para outros designers que querem e precisam disso”.