Methot trabalhou durante vários
anos como freelance de designer
de iluminação para um teatro em
Nova York depois de receber se
tornar Bacharel em Belas Artes na
Purchase College State University
de Nova York. Ele formou uma
empresa de design de iluminação
e de produção, em 1996. Seus
clientes incluem Disney, Paramount
Pictures, Target, e Tommy Hilfiger,
e seu trabalho tem sido destaque
em revistas como InStyle,Lighting& Sound America, Projection, Lights
and Staging News (PLSN), New York Magazine e o The
West Australian. O seu design já ganhou o Prêmio de Engenharia
da Iluminação da Society of Merit
em 2009 pelo seu trabalho no
St. James Church em Manhattan
e tem sido reconhecido pela
sua excelência em vários outros
projetos.
Crescendo em New Haven,
Connecticut, Methot teve sorte
o suficiente para perceber sua
vocação em uma idade jovem. “Foi
libertador saber o que eu queria
fazer isso mais cedo”, diz. Ele
trabalhou em estreita colaboração
com o grupo de teatro de New
Haven e conheceu seu mentor,
Jamie Burnett, o seu diretor
técnico de Belas Artes do ensino
médio. Methot trabalhou como
assistente de Burnett, colaborando
com os projetos de luz em
New Haven, incluindo cabarés,
espetáculos de dança, e outros. “Ele me apresentou a um monte de
contatos que promoveram a minha
compreensão das artes em geral”,
explica Methot. Estando tão perto
da Universidade de Yale foi também
uma dádiva, pois foi exposto a uma
variedade de artistas talentosos.
LANÇANDO UMA NOVA LUZ EM
UM JARDIM ANTIGO
Quando uma mudança de última
hora na equipe deu a Methot o
convite da sua vida em 2004, ele
saltou sobre ela. O departamento
do Museu do Palácio, que
supervisiona os 720.000 metros
quadrados da Cidade Proibida
de Pequim, estava planejando
a reconstrução do edifício cinco
estrelas Jian Fu Garden que
tinha sido queimado durante a
Revolução Cultural de 1966-1976.
Eles queriam que os prédios
atendessem as especificações
exatas do original do lado de fora,
mas deu ao arquiteto a licença
criativa para Methot criar seu
próprio espaço e ambiente no
interior. Durante cinco semanas,
que incluía o tempo para a
vistoria do local, Methot criou uma
iluminação para o espaço de forma
elegante e flexível ao multiuso. “Foi um processo incrível”, lembra
ele. “Estar na Cidade Proibida
de Beijing foi surpreendente.
Caminhamos sobre este fantástico
local e havia todas essas lanternas
de 1400 anos. Passamos a maior
parte do dia atrás destas lanternas
e tirando fotos. Foi lindo.” Methot e seu colega simplificou o estilo das
lanternas e depois trabalhou nos de
materiais mais modernos, trazendo
séculos de história viva.
REVIVENDO A VIDA DOS PIRATAS
Em outro projeto histórico, Methot
ajudou a iluminar o St. Augustine
Pirate & Treasure Museum, em
St. Augustine, FL. um empresário
bem sucedido, Pat Croce, decidiu
transferir seu museu de sua antiga casa em Key West, FL, e selecionou
um novo cais ao longo da via
histórica, via que dá a um antigo
Forte. St. Augustine é a cidade mais
antiga os EUA, e possui uma história
rica e variada, repleta de histórias
de piratas. Durante as escavações
do novo local, a equipe encontrou
vários artefatos piratas autênticos,
que foram adicionados ao museu de
coleta da maior coleção inspirada
em piratas no mundo, que também
inclui o mosquete bacamarte do
Barba Negra e uma das duas
bandeiras de Jolly Roger.
Para Methot, o projeto se baseou em
sua experiência em iluminação de
varejo, bem como no teatro. “Esses
dois mundos são, por um lado
técnico e outro muito criativa, então
eu pensei que era uma mistura muito
legal por essas razões”, explica
ele. Com sua experiência, Methot
ajuda os visitantes a experimentar
o autêntico mundo dos piratas - o
aglomerado do século 17 infestado
de piratas, Port Royal, na Jamaica;
Os aposentos mofados do capitão e
o principal deck rústico de um navio
pirata. “Para cada local diferente,
a iluminação necessária para ser
dramática e precisava ser única para
ajudar a transportar os participantes
do museu para esses locais
diferentes”, diz Methot.
Como usuário do software Vectorworks® por mais de 15 anos, Methot utiliza
o programa Vectorworks Spotlight
para criar os seus planos. Como o
gerente do projeto de construção
usava um software diferente e os
planos mudaram em uma base
diária, Methot consistentemente
importava os desenhos do gerente. “O fato do Vectorworks me permitir
continuar a trabalhar com um
desenho de iluminação que eu tinha
desenvolvido e simultaneamente
ser capaz de trazer as mudanças
de alguém, me permitiu facilmente
acompanhar as mudanças.” Trabalhando em um espaço
relativamente pequeno, com um
prazo apertado, essa eficiência foi
fundamental.
“... os designers trazem um monte de grandes idéias para a mesa e
normalmente são ótimas e isso é muito bom, mas a realidade é que, em
um design de iluminação e no design de produção ainda estamos em
uma indústria de serviços; ainda precisamos ouvir os nossos clientes e
realmente tentar muito especificamente resolver o problema para eles.“ – Christien Methot
PATINANDO NO AR
Na sua primeira incursão como
designer de produção para
a televisão aberta, Methot
supervisionou o “The Caesars
Tribute: A Salute to the Golden Age
of American Skating,”, que teve
lugar no Boardwalk Hall em Atlantic
City, NJ. caracterizou muitos dos
grandes nomes do skate, como
Peggy Fleming, Scott Hamilton,
Nancy Kerrigan, e outros. Depois
um pequeno orçamento mudou os
parâmetros do programa, Methot
baseou-se em sua criatividade,
para selecionar peças escultóricas
e mobiliário rentáveis que eram
mais respeitadores ao ambiente
ambiente. “Fomos ensinados nas
aulas da faculdade de design
para escolher o pêssego perfeito no prato perfeito, não vão ao
mar“, diz ele. “Queremos estar
lá em apoio do show, não ser o
show. “Methot usou seu software
de CAD para colocar para fora
todos os componentes no palco,
incluindo o grande ponto focal, a
tela de vídeo.
Com as ferramentas
do Vectorworks, ele calculou o
tamanho da tela e a localização do
projetor baseado no tamanho de
sua lente. “É uma ferramenta muito
precisa para descobrir como a lente
será projeta. Eu sabia exatamente
onde estacionar o elevador de
corte ... para ser capaz de fazer
projeção de trás para o show “, diz
Methot. E ele não se importava
em fazer alterações. “Quando
eles disseram, ‘Ah, e quanto a
isso?” A resposta era:’ Não tem problema. Me dê uma hora. “Eu
me sinto tão confortável com o
software, que eu acabava dizendo, ‘Me dê uma hora”, em oposição
a “uma semana”. Venho usando
o programa por tanto tempo e as
ferramentas são tão intuitiva que
eu sou capaz de criar praticamente
o que eu quiser. “Methot acredita
que o trabalho em 3D também
mudou o seu negócio. “Agora eu
apresento todos os projetos em
2D e 3D. A apresentação em 3D
definitivamente ajudou a agilizar
o processo, tanto quanto as
pessoas serem capazes de decidir
se gostaram das escolhas que
eu estou apresentando ou não.
A
grande coisa sobre Spotlight com
Renderworks® é que os programas
me permitem a pensar como um designer de iluminação e obter
iluminação realista como parte da
minha renderização. Acho que a
iluminação realista realmente faz
uma boa renderização“, diz ele.
A filosia de Methot é simples. Ele se
concentra em seus clientes e tem
tempo para ouvir os seus desafios. “Acho que o segredo é ouvir. Muitas
vezes eu sinto que um designers
traz um monte de idéias para a
mesa e normalmente são ótimas e
isso é muito bom, mas a realidade é que, em um design de iluminação
e no design de produção ainda
estamos em uma indústria de
serviços; ainda precisamos ouvir os
nossos clientes e realmente tentar
muito especificamente resolver
o problema para eles“, explica
Methot.
Uma vez que ele entende
os problemas, ele pode trabalhar
para encontrar a solução certa. “O
pêssego perfeito no prato perfeito.
Isso é algo que ficou comigo por
20 anos depois da faculdade“, diz
Methot. O pêssego perfeito no prato
perfeito, na verdade. |