A MAGIA DAS LUZES
Em 1978, a vida do adolescente
Vince Foster mudou para sempre. Ele
viajou para o Festival de Knebworth,
no Reino Unido para ver o seu
primeiro concerto, o Genesis. “Eu só esperava ouvir a música, mas quando
eu vi o show, foi muito mágico,
com iluminação e lasers, espelhos
e fumaça, todas coreografadas ao
tempo da música. O pino caiu para
mim, e eu decidi que era o que eu
queria fazer para ganhar a vida. Foi
como fugir para se juntar ao circo “.
Foster ficou encantado com o efeito
do trabalho de luzes. Era um campo
incipiente, e em seguida, cheio de promessas e completamente novo.
“Uma das grandes características é como você pode atualizar a qualquer momento e realizar atualizações automaticamente.” –Vince Fostershi
Sua grande chance veio em 1993.
Foster foi chamado para uma
equipe de iluminação para os
ensaios do show do Peter Gabriel,
alguém tinha saido no último
minuto. Ele estava literalmente
varrendo o palco e, como ele viu os ensaios, eles pareciam desmoronar
na frente dele. No final dos ensaios,
o produtor despediu o designer de
iluminação; Foster foi convidado
a trabalho no local. “Era como a
Cinderela. Um momento que eu
estava varrendo o palco, e então
eu estava na bola da vez. “Foi uma turnê difícil”, Foster relembra. Trabalhou
longas e duras horas aprendendo.
Foi um trabalho árduo. Mais tarde
ele descobriu que foi pioneiro
também. Este trabalho continua sendo um
dos seus favoritos, uma vez que
era sua primeira chance real para
criar algo grande.
Ele conta sobre a sua obra recente
para Kylie Minogue como outro de
seus favoritos, destaca e embeleza
cenas selvagens, estilo cabaré bailarinos
e cenários. Este passeio
mostra o quanto ele depende da
tecnologia de iluminação cada vez
mais. Considerando seus planos
para o espetáculo Peter Gabriel
foram desenhadas à mão, seus
planos atuais são todos feitos
com o Vectorworks Spotlight®, e são todos
conduzidoss pelos computadores.
Para um dos seus shows de Kylie,
Foster controla mais de 250 “luzes
inteligentes”, cada um com seu
próprio processador. Seu uso do
software permitiu colocá-las nas
posições corretas, garantindo que
eles tenham um efeito maior sobre
os bailarinos.
Foster é agora considerado um dos
melhores designers de iluminação
na indústria, e foi nomeado para
muitos dos maiores prêmios.
Ele é um one-man show-maker,
cria exibições de luz e som que
milhares se emocionam.
A MAGIA DO DESIGN 3D
Foster concebeu shows, turnês e
eventos para Janet Jackson, Stevie
Wonder, Duran Duran, George
Michael, Phil Collins, e muitos outros
artistas mundiais. Atualmente, ele
está reunindo espetáculos inovadores
para Nena e as Sugababes. Foster
conta com software de CAD para
fazer esses shows. Embora ele diz, “eu não sei desenhar”, ele elaborou
os seus planos com a mão até o
início de 1990, quando ele começou
a usar um programa de desenho
em 2D chamado Canvas™. Por
volta de 1996, um amigo apresentou
Foster para o Vectorworks (então
conhecida como MiniCAD® e as
suas capacidades 3D. O mundo de
Foster mudou. “Ele mudou minha vida,
grande momento”, ele fala.
Com estas ferramentas de design 3D,
ele ainda pode criar desenhos que
parecem esboços desenhadas à mão,
mas eles também são extremamente
precisos e podem ser
atualizado de forma fácil previamente,
quando ele estava projetando
uma caixa para o palco, seu plano
desenhado a mão estava fora por
milímetros, que poderia se traduzir
em uma discrepância muito maior
no palco, que no mundo de Foster, é “desastrosa”. Agora, ele diz, “Eu
posso estar confiante de que o que
eu desenhar vai caber na área que
estou projetando para isso. “E, se
ele precisa fazer uma mudança, é
muito mais fácil. “Uma das grandes características”, ressalta ele,“é como você pode atualizar a qualquer
momento e realizar atualizações
automaticamente.” Com outras
aplicações, isso simplesmente não é sempre o caso.
“Vectorworks mudou a minha vida.
Ele é uma peça fantástica, incrível
de inovação.” –Vince Foster
Foster tem de coordenar vários
componentes para seus shows.
Ele depende do Renderworks® para iluminar tetos e criar efeitos
atraentes com realismo fotográfico.
Em seguida, ele projeta iluminação,
coloca o aparelhamento e posiciona
motores para pendurar vários
objetos para o show. Ele aprecia o fluxo de trabalho flexível do software,
comparando seus processos
modulares com o Lego. Ele pode
mover objetos apenas arrastando e
soltando. E, como o Lego, há peças
padrão e peças mais complicadas
(como objetos de forma livre) que
podem ser utilizados para construir
um cartão. Suas dimensões e
medidas atualizam como fisicamente
para altera-los na tela, para que
todos os relatórios e planos
sejam completamente precisos.
Ao trabalhar com tantas peças
diferentes esta associatividade
economiza muito tempo. E com
relação à economia de tempo,
Foster fala sobre a capacidade
de secção e camadas de projeto e
Viewports incluídos no conjunto
de características. “Vectorworks
mudou a minha vida. É uma peça fantástica, incrível de inovação.“ Com esta tecnologia, ele pode ver
muitas camadas e dimensões ao
mesmo tempo, trabalhando com ele
simultaneamente. Ela dá um 360
graus de vista do projeto no olhar.
O software também
apresenta grandes bibliotecas de
símbolos e instrumentos musicais,
bem como produtos, empresas de
iluminação de marca registrada.
Assim, Foster diz que ele pode criar
precisas apresentações robustas
criando realidades ainda mais reais, prevendo o resultado desejado de
uma forma confiável. É uma maneira
muito eficaz para apresentar o plano
aos clientes.E ele reconhece que
pode criar tudo - modelo e atual
com a mesma aplicação, onde
anteriormente ele estaria fazendo
malabarismos com três para fazer
tudo. Agora ele tem o circo sob
controle, então ele pode apenas
apreciar o show.
Para mais informações, visite
http://www.lightdesign.co.uk |